domingo, 6 de maio de 2012

Autoestima

“Perceber que é importante trabalhar a auto-imagem, pois muitos alunos não acreditam em suas capacidades e duvidam de si mesmos.”






A auto-estima é a imagem que a pessoa tem de si mesma e é construída durante o tempo todo e toda a vida. Desde a infância, primeiramente a família e depois a escola, devem assegurar as condições para que a criança construa uma imagem positiva de si mesma.

Esta visão é determinante para a relação da pessoa com ela mesma e com os outro. A partir de momento em que acredita em si mesma tem segurança no que faz e a impulsiona a não desistir de seus objetivos.

Na escola percebemos isto quando mesmo diante de um conteúdo considerado difícil, o aluno não desiste de aprendê-lo. Busca junto a colegas, livros e professor maneiras de entender a matéria. Ao contrário, a criança que tem auto-estima baixa conforma em não saber acreditando que realmente não tem capacidade para tal.

Por isso, o papel do professor é muito importante. É ele que deve motivar sempre o aluno a caminhar, a descobrir. Não devendo de forma alguma menosprezar o empenho de cada aluno em aprender e considerar sempre os avanços ocorridos, mesmo que pequenos.

Se esta atitude do professor é relevante para os alunos que têm dificuldades, muito mais o é para as crianças que apresentam algum tipo de deficiência. É necessário que no dia a dia sejam considerados as pequenas conquistas que estes alunos têm, pois a grande maioria deles não acreditam, não sabem de suas potencialidades.

A todo momento o professor deve motivar os alunos na direção de gerar conquistas, apontar o quanto eles já caminharam e o que ainda podem atingir.

O educador deve procurar elogiar o que de positivo os alunos fizeram, buscar integrar, interagir todos dentro da sala de aula, conhecer como cada um aprende, trabalhar o respeito às diferenças, incentivar o comprometimento de cada aluno com sua aprendizagem e principalmente, mostrar que todos temos limites, mas devemos encontrar maneiras de superá-los.



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