domingo, 3 de julho de 2011

Dei Verbum

Dei Verbum é um documento católico, escrito após estudos detalhados sobre a Revelação de Deus na Sagrada Escritura, sendo promulgada a 18 de novembro de 1965, durante o Concílio Vaticano II.
Ele foi organizado em um proêmio, isto é, introdução, e seis capítulos, com o objetivo de “propor a genuína doutrina sobre a Revelação divina e a sua transmissão, para que o muno inteiro, ouvindo, acredite na mensagem da salvação, acreditando espere, e esperando ame”.(DV1)
Apesar de sua estrutura simples, a Dei Verbum é de grande importância, pois trata de temas sobre a fé e principalmente da complexa relação entre Tradição e Escritura.
Nele diz,que a Revelação é apresentada na Bíblia, por meio das ações de Deus que, se manifesta, se revela ao ser humano através de situações concretas, desde a criação até Jesus Cristo, que é ao mesmo tempo revelação e revelador.
O Pai deu-se a conhecer primeiramente através dos profetas ao longo da história como, por exemplo, na escolha de Abrãao e na aliança com Israel. Em Jesus, temos a plenitude da Revelação, pois Cristo habita este mundo para mostrar as pessoas a vontade do Pai e o próprio Deus e assim se manifesta de forma plena e definitiva, completando e confirmando “com o testemunho divino a revelação, a saber, que Deus está conosco para nos libertar das trevas do pecado e da morte e para nos ressuscitar para a vida eterna”.(DV4)
Através da ação do Espírito Santo, os apóstolos e seus sucessores, transmitiram a Palavra de Deus às pessoas, chegando até nós através da Tradição.
Segundo a Dei Verbum, a Sagrada Escritura e a Tradição estão intimamente ligadas, elas se completam, pois são fruto da mesma fonte divina. Por isso, para bem interpretar os ensinamentos de Deus na Bíblia, é necessário contextualizar política, geográfica e culturalmente os textos bíblicos e levar em conta a unidade de toda a Escritura. Quem deve fazer esta interpretação, é o magistério da Igreja, guiado pela luz do Espírito Santo.
Ainda é colocado a importância do Antigo e do Novo Testamento, sendo que o “ antigo Testamento destinava-se sobretudo a preparar, a anunciar profeticamente e a simbolizar com várias figuras o advento de Cristo, redentor universal, e do reino messiânico.”(DV15) e no Novo Testamento “ a Palavra de Deus, que é virtude de Deus para a salvação de todos os crentes apresenta-se e manifesta seu poder dum modo eminente. ” (DV17) e do clero como um todo levar aos fiéis a entenderem a Revelação e assim aumentar a veneração a Palavra de Deus, dando um novo impulso a vida espiritual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário