sábado, 18 de junho de 2011

Afetividade e cognição x cognição social

A capacidade de adaptar a situações e regras sociais é adquirida através da afetividade e da cognição.
O afeto recebido, a maneira como a criança é aceita e tratada dentro da família desde pequena é determinante na sua aprendizagem. Pais que incentivam e deixam seus filhos viverem, experimentarem situações diversas e ao mesmo tempo corrigem quando estas fazem algo de errado, fazem com que eles desenvolvam afetiva e cognitivamente.
Caso isso não ocorra, a criança pensa que pode fazer tudo da sua maneira e sua cognição social fica prejudicada, como vimos no filme Black, em que a personagem principal, Michelle McNally, uma menina surda e cega, na cena em que, mesmo com visitas em casa, os pais permitem que ela passe retirando com a mão o alimento do pratos das pessoas.
Isto poderia ser evitado, como foi depois pelo professor Debraj, se, no lugar do sentimento de pena por ela não enxergar e escutar, a família tivesse oportunizado a vivência de experiências que levassem ao aprendizado das regras sociais. O grupo familiar é de grande importância na vida de qualquer indivíduo, pois é nele que se tem o primeiro elo afetivo, que permite ter noção do que e de quem se gosta ou não, e o contato com as regras sociais.
É através do contato e da forma de se relacionar com as pessoas e objetos que a criança constrói sua aprendizagem, que tem como função integrar e possibilitar a interação e adaptação a realidade ao longo da vida, sendo então tanto a inteligência quanto a afetividade mecanismos de adaptação, que permite ao indivíduo construir noções sobre os objetos, as pessoas e as situações.
A partir das necessidades que o indivíduo vai apresentando é que se deve ir orientando para que a aprendizagem seja significativa, caso contrário não será gerado conhecimento, pois somente quando a pessoa transforma as informações a que tem acesso é que se pode dizer que ela aprendeu. Um exemplo disto no filme é quando a personagem tem que escrever rapidamente na máquina e não consegue e somente quando ela fica com raiva e quer se comunicar escreve em ritmo acelerado Por isso, que na escola, o professor deve estar atento e variar as formas de apresentar e dar significado ao conteúdo para que possa atender a todos os alunos, inclusive aqueles que possem alguma deficiência, coisa que no filme não é feito quando a personagem está na faculdade, ela segue o mesmo tempo dos outros alunos.
Como é mostrado no filme, mesmo que a criança tenha qualquer deficiência é necessário que se de meios para que ela crie vínculos afetivos, experimente situações diversas para que elabore seu conhecimento e aprenda a se adaptar a situações diversas.

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