sábado, 21 de abril de 2012

Quem é Jesus

Jesus para mim
amigo
companheiro
força
caminho
luz
vida

Quem é Jesus?
Sinal de contradição
de dúvidas...
Divino ou humano?
Humano e divino?
Humano com super poderes?
Apenas um contestador?
Mais um ungido, mais um profeta?

A resposta pode ser dada pela fé,
pela crença ou pela falta dela.
Só não se pode negar uma coisa:
Ele existiu.

Mãos

Mãos
acariciam
ajudam
mostram o caminho

Mas também
batem
afastam
excluem
matam

Mãos devem
transformar
modificar
conduzir à vida

Mãos
tão importantes
na minha
na sua
na nossa vida

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Educação


“Educação é um processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral do ser humano”. (Dicionário Aurélio)

Considerando a definição acima, podemos dizer que é próprio do educar transformar as pessoas. Sendo assim a educação inclusiva deveria causar uma modificação ainda maior no indivíduo, fazendo-o aceitar o diferente com mais tranquilidade.

Mas não é isso que acontece, incluir é sempre difícil, aceitar quem não é igual a nós, muitas vezes se torna algo problemático, devido aos valores que nos são incultidos desde pequenos.

A sociedade o tempo todo nos mostra “modelos perfeitos” de pessoas, pais, mães, filhos, profissionais, corpo, de maneiras politicamente corretas de viver. Nos é ensinado a perseguir este padrão. Caso não nos encaixamos no ideal, ficamos a margem, sendo muitas vezes menosprezados, rotulados, como no caso da educação escolar “pobre e deficiente não aprende, são limitados”.

Temos que aprender que todos somos diferentes e que temos direitos. Somos iguais na diferença. Cada um tem algo que não domina, mas temos o direito de tentar ir ao máximo que conseguimos.

Ainda hoje, apesar de toda a evolução social, cultural e política as pessoas, no geral, não têm costume de lutar pelos seus direitos como pessoa, cidadão.

Evoluímos muito, mas ainda é necessário caminhar para que tenhamos uma educação realmente inclusiva. A discriminação, o preconceito ainda é muito frequente na nossa sociedade, fruto de séculos de dominação.

Precisamos trabalhar para que o direito de todos seja respeitado, a começar no ambiente escolar, que é naturalmente, composto por pessoas diferentes umas das outras.

Aprender a respeitar e conviver com as diversas culturas, com as dificuldades apresentadas pelos alunos, seja ela física, intelectual, psicológica, de etnia, econômica, com ritmo de cada um e exaltar todas as potencialidades que cada indivíduo tem, é uma tarefa da escola que, se bem feita, transforma a pessoa e esta a sociedade num lugar melhor para se viver.

E assim não mais ficaremos discutindo onde há ou não preconceito, discriminação, se fulano é “perfeito” ou não, mas sim em que cada pessoa pode contribuir para o progresso da sociedade.

domingo, 1 de abril de 2012

Um conto chinês

Vale a pena ver!

Um poema

Um Poema


A maior solidão é a do ser que não ama.

A maior solidão é a do ser

que se ausenta, que se defende,

que se fecha, que se recusa a

participar da vida humana.

A maior solidão é a do homem encerrado

em si mesmo, um absoluto de si mesmo,

e que não dá a quem pede

o que ele pode dar de amor,

de amizade, de socorro.

O maior solitário é o que tem medo de amar,

o que tem medo de ferir e de ferir-se.







Da Solidão - Vinícius de Moraes



Nas margens de mim