quinta-feira, 23 de junho de 2011

Dei Verbum

Após ler a Dei Verbum, constituição dogmática católica sobre revelação, me dei conta da importância do clero conhecer, estudar e refletir sobre a Palavra de Deus e transmiti-la aos fiéis, e assim , por seu exemplo, levar a todos, principalmente os ministros da Palavra, a estudar, refletir sobre as Escrituras Sagradas.
Sendo assim, não concordo que para ser padre é mais necessário saber lidar com o povo, escutá-lo e guiá-lo do que eles saberem, dominarem a interpretação da Bíblia, como disse uma professora de teologia.
Na minha opinião todo padre deve ser teólogo, para que possa cumprir o que está na Dei Verbum.
Mas, por outro lado, compreendo que como, ultimamente não temos tantas vocações sacerdotais, as congregações acabem por aceitar, a primeiro momento, uma pessoa comunicativa, mas com pouco conhecimento, entendimento.
Digo “a primeiro momento” porque as congregações deveriam investir no aprimoramento do conhecimento de seus membros, para que estes realmente sirvam os fiéis.
O problema é que esbarramos também no problema da ideologia política que “todos não devem saber de tudo”...

sábado, 18 de junho de 2011

Afetividade e cognição x cognição social

A capacidade de adaptar a situações e regras sociais é adquirida através da afetividade e da cognição.
O afeto recebido, a maneira como a criança é aceita e tratada dentro da família desde pequena é determinante na sua aprendizagem. Pais que incentivam e deixam seus filhos viverem, experimentarem situações diversas e ao mesmo tempo corrigem quando estas fazem algo de errado, fazem com que eles desenvolvam afetiva e cognitivamente.
Caso isso não ocorra, a criança pensa que pode fazer tudo da sua maneira e sua cognição social fica prejudicada, como vimos no filme Black, em que a personagem principal, Michelle McNally, uma menina surda e cega, na cena em que, mesmo com visitas em casa, os pais permitem que ela passe retirando com a mão o alimento do pratos das pessoas.
Isto poderia ser evitado, como foi depois pelo professor Debraj, se, no lugar do sentimento de pena por ela não enxergar e escutar, a família tivesse oportunizado a vivência de experiências que levassem ao aprendizado das regras sociais. O grupo familiar é de grande importância na vida de qualquer indivíduo, pois é nele que se tem o primeiro elo afetivo, que permite ter noção do que e de quem se gosta ou não, e o contato com as regras sociais.
É através do contato e da forma de se relacionar com as pessoas e objetos que a criança constrói sua aprendizagem, que tem como função integrar e possibilitar a interação e adaptação a realidade ao longo da vida, sendo então tanto a inteligência quanto a afetividade mecanismos de adaptação, que permite ao indivíduo construir noções sobre os objetos, as pessoas e as situações.
A partir das necessidades que o indivíduo vai apresentando é que se deve ir orientando para que a aprendizagem seja significativa, caso contrário não será gerado conhecimento, pois somente quando a pessoa transforma as informações a que tem acesso é que se pode dizer que ela aprendeu. Um exemplo disto no filme é quando a personagem tem que escrever rapidamente na máquina e não consegue e somente quando ela fica com raiva e quer se comunicar escreve em ritmo acelerado Por isso, que na escola, o professor deve estar atento e variar as formas de apresentar e dar significado ao conteúdo para que possa atender a todos os alunos, inclusive aqueles que possem alguma deficiência, coisa que no filme não é feito quando a personagem está na faculdade, ela segue o mesmo tempo dos outros alunos.
Como é mostrado no filme, mesmo que a criança tenha qualquer deficiência é necessário que se de meios para que ela crie vínculos afetivos, experimente situações diversas para que elabore seu conhecimento e aprenda a se adaptar a situações diversas.

domingo, 5 de junho de 2011

Passarinho

Quisera ser um passarinho
para voar sem destino
cruzar os ares
cruzar os mares

Quisera ser um passariho
para lá de cima
ver as belezas
ver as tristezas


Quisera ser um passarinho
para distante
a ao mesmo tempo
perto de tudo viver

Quisera ser um passarinho
que a única preocupação
é voar
pois o alimento e o pouso
Deus prividencia

Quisera ser um passarinho